Diretor de escola municipal em Magé ganha prêmio de gestão do projeto "Escola Viva"

December 13, 2019

 

 

 

Na última segunda-feira (9), o projeto ‘(RE)Construindo Contextos de Experiências’ criado pelo diretor da Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, Carlos Henrique Patrício, foi premiado pelo programa ‘Saberes’, da Fundação Lemann, que trabalha por uma educação pública de qualidade para todos, além de apoiar pessoas e organizações que dedicam suas vidas a solucionar os principais desafios sociais do Brasil, que fica localizada na Câmara Municipal de Volta Redonda.

 

Carlos, que recentemente recebeu o prêmio na categoria ‘Gestão’ no Prêmio Professor Escola Viva, conta que a etapa inicial do projeto foi a realização de um diagnóstico e um levantamento de dados, pois entende-se que a importância desse trabalho pedagógico está ligado ao estado emocional e a relação do professor com a escola. Dessa forma, ele se sentirá acolhido, terá mais diálogo, prática, planejamento, e pensará em coletivo, pois será ouvido e ganhará mais espaço, o que causa mais impacto em seus resultados.

 

“No decorrer do processo de criação do projeto, muitos assuntos surgiram e nesse exato momento, constatei que cerca de 50% dos professores alegaram se sentir muito só. Percebi, então, que era necessário realizar um projeto que resgatasse a autoestima e o sentimento de pertencimento desses docentes, impactando, dessa maneira, no processo de ensino e aprendizagem através da formação integral com foco na questão sócio-emocional”, explica o ganhador do prêmio.

 

Carlos conta que, durante o projeto, muitas ações aconteceram. O diretor da E.M. Comandante Amaral Peixoto relata que uma delas é a ‘Árvore dos Elogios’, que foi construída no pátio da escola a fim de valorizar a atuação desses profissionais, incentivando o sentimento de pertencimento e ajudando-o a desenvolver domínio emocional, consistindo na troca de elogios entre os docentes da escola através de cartas e bilhetes motivacionais. Hoje em dia, além dos professores, todos os funcionários do colégio, alunos e pais utilizam essa ferramenta, que foi reproduzida em todas as salas de aula.

 

Diversos contextos foram criados para a realização do planejamento da iniciativa. O ‘Dia de Inovar’, por exemplo, é um calendário com datas específicas que possibilita a formulação de aulas totalmente inovadoras, tornando os alunos protagonistas da aprendizagem, o que acarretou resultados visíveis e imensuráveis. Hoje, mais de 95% dos estudantes estão com o status de aprovação, ajudando na diminuição das questões do fluxo, trazendo melhorias na proficiência leitora e repensando a prática pedagógica, o que permite que os professores e alunos se sintam muito mais acolhidos.

 

“Quando eu recebi a mensagem que fui selecionado eu não imaginava ganhar porque esse é um projeto novo e eu ainda não tinha pensado em uma premiação. Essa é uma das maiores premiações da educação nacional, pois conta com um número expressivo de docentes inscritos. A felicidade que estou sentindo é enorme e é uma honra estar representando a cidade de Magé e a Baixada Fluminense, pois esse foi o único projeto da região participando desse processo de reconhecimento. Estou muito feliz”, comemora o diretor.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270