Mais de 4 mil mulheres são atendidas pela "Patrulha Maria da Penha"

December 13, 2019

SEMINÁRIO DEBATE QUATRO MESES DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA – GUARDIÕES DA VIDA

 

 

Lançado no dia 5 de agosto deste ano, o programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro será tema de seminário na tarde desta quinta-feira (12/12), na sede social do Clube Hebraica, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

 

Organizado pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Corporação, o “Seminário sobre Violência contra Mulher e a Atuação da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” será realizada das 13h às 18h, marcando a primeira avaliação do programa iniciado há quatro meses. O evento reunirá especialistas de diferentes segmentos, entre as quais a canadense Stephanie Ashton, da Polícia Real Montada Canadense.

 

Nesses quatro meses, entre 05 de agosto e 05 de dezembro, as equipes da Patrulha Maria da Penha fizeram um total de 4.026 atendimentos a mulheres em situação de risco em todo o território estadual. Durante o seminário, será exibido um quadro estatístico dos atendimentos, assinalando, por exemplo, as áreas de maior incidência e o perfil das vítimas. A violência doméstica responde por mais de 30% das ocorrências atendidas por viaturas acionadas pelo Serviço 190, que cobre toda a área da Região Metropolitana do estado.

 

Após a cerimônia de abertura, o seminário seguirá um roteiro de cinco painéis e um debate entre palestrantes e a plateia no final do evento. No primeiro painel, às 14h30m, será feita a apresentação dos resultados obtidos nos quatro meses de implantação do programa. No segundo, meia hora depois, será realizada a mesa sobre o impacto da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida nas organizações do sistema de justiça criminal – Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil. O terceiro painel será dedicado à atuação operacional dos batalhões, contando com a presença dos comandantes dos sete comandantes do Comando de Policiamento de Área (CPA).

 

A última palestra ficará a cargo da especialista canadense Stephanie Ashton, que trabalha na área de violência de gênero há 18 anos. Atualmente, ela é a Coordenadora Provincial para Respostas à Violência Sexual e Doméstica. Stephanie realizará, no dia seguinte, uma visita técnica a unidades da Polícia Militar com objetivo de conhecer o Programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida e outras ações de prevenção à violência contra a mulher em curso no Rio de Janeiro.

 

PALESTRANTES DO SEMINÁRIO

 

1ª Apresentação:

 

# Coronel Max William Coelho Moreira de Oliveira, Coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

 

2ª Apresentação:

 

# Integrantes da Mesa sobre o Impacto da PMP nas organizações do Sistema de Justiça Criminal:

 

– Luciana Fiala de Siqueira Carvalho – Juíza do V Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher;

 

– Lúcia Iloizio Barros Bastos – Promotora de Justiça, Subcoordenadora Criminal do Ministério Público do Rio de Janeiro;.

 

– Flávia Brasil Barbosa do Nascimento – Defensora Pública, Coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher

 

– Juliana Emerique – Delegada de Polícia Civil, Diretora da Coordenadoria Geral das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher.

 

3ª Apresentação:

 

# Sete coronéis comandantes de CPA vão integrar a mesa sobre a PMP e atuação operacional dos batalhões. Palestrantes:

 

– Cel Wilman René Gonçalves Alonso – Comandante do 2º CPA;

 

– Cel Marcelo Freiman de Sousa Ramos – Comandante do 7º CPA.

 

4ª Apresentação:

 

# Palestra da Sergeant Stephanie Aston – Coordenadora Provincial para Respostas à Violência Sexual e Doméstica da Polícia Real Montada do Canadá

 

SERVIÇO:

 

Data: 12 de dezembro de 2019

Horário: 13h às 18h
Local: Clube Sociedade Hebraica/RJ

Endereço: Rua das Laranjeiras, 346  

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270