MAIS DE 2 MIL CRIANÇAS NASCERAM NA MATERNIDADE MUNICIPAL EM 2019

January 7, 2020

 

A Maternidade Municipal de Magé fechou o ano de 2019 com mais de 2 mil partos realizados. Desde a sua inauguração, em maio de 2018, o complexo de saúde, formado também pelo Centro de Pediatria e o Centro de Diagnósticos Por Imagem, presta serviços que oferecem mais conforto e qualidade para os mageenses e cidadãos das cidades vizinhas.

As instalações oferecem serviço completo para as mamães que estão prestes a dar à luz. Além do centro cirúrgico equipado, a unidade de saúde é referência na região, pois possui profissionais qualificados que trabalham 24 horas em prol da população de Magé e dos municípios do entorno que procuram atendimento na hora do parto.

A expectativa é que o número de atendimento aumente ainda mais no decorrer de 2020. Logo nas primeiras horas do ano novo, dois mageenses vieram ao mundo para evidenciar o sucesso da idealização do hospital que, em quase dois anos de inauguração, já totaliza mais de 3.609 nascidos em suas acomodações.

Quando o ano vira, cresce a expectativa das maternidades em realizar o nascimento dos primeiros bebês do ano. Em Magé não poderia ser diferente. O primeiro bebê a nascer foi a menina Ayla, que nasceu saudável às 10h54 com 3,900 kg e 51 centímetros, e está sendo amamentada normalmente pela mamãe, a dona de casa Adriana Maria dos Santos, moradora de Mauá.

“Quando soube que o primeiro bebê nascido na cidade em 2020 foi a minha filha, a ficha só caiu depois. Quero agradecer pelo atendimento de toda a equipe, pois minha neném e eu fomos muito bem atendidas. Estou muito feliz porque deu tudo certo”, declara a mãe de Ayla.

Logo após o parto, Ayla e os outros recém-nascidos fizeram os testes da orelhinha, linguinha, olhinho e coraçãozinho. Outro diferencial é a emissão da Certidão nascimento dos bebês que é feita ainda dentro da unidade, oferecendo mais comodidade e tranquilidade aos pais.

É importante salientar que, além dos testes, todos os bebês nascidos no complexo de saúde recebem também a vacina BCG, que previne o recém-nascido contra a tuberculose, e também a dose de imunização contra a hepatite B.

A enfermeira neonatologista e gerente de enfermagem da maternidade de Piabetá, Iduni da Silva, explica as atitudes tomadas para proteger o recém-nascido logo nos seus primeiros dias de vida.

“Depois de tomar as vacinas BCG e contra hepatite B, o bebê fica em alojamento conjunto, juntamente com a mãe e sendo acompanhado por um médico neonatologista. Porém quando o bebê recebe alta em uma quinta-feira após às 16h, por exemplo, ele sai com todos esses exames realizados e depois a mãe pode seguir o cronograma de vacinas que consta na caderneta de vacinação. Em alguns casos, é marcado uma outra data de retorno para o bebê”, explicou a enfermeira.

“O bebê só recebe alta quando atinge o tamanho, peso e o perímetro encefálico ideal. Nos casos em que a criança apresenta alguma infecção, a gente faz todo o acompanhamento necessário e só a libera para o alojamento conjunto ou para casa quando ela apresenta um quadro dentro da normalidade. Nós também temos o objetivo de estimular a lactação, porque além de ser um alimento, o leite traz anticorpos para a criança, além de facilitar a vida da mãe. Afinal, a amamentação é primordial para um recém-nascido” explica a Dra. Laudelina Johanson Bodtstein.

Além dos partos, o complexo de saúde realiza, de forma gratuita, pequenas cirurgias gerais e ginecológicas, atendimentos emergenciais e ambulatoriais, com profissionais especialistas nas áreas de Saúde da Mulher como a mastologista, ginecologista, neurologista e otorrinolaringologista.

Fotos: Gerson Peres 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270