MATRÍCULAS ON-LINE SÃO IMPLANTADAS EM MAGÉ

January 9, 2020



 

 

A Secretaria de Educação e Cultura resolveu inovar na realização das matrículas para o ano letivo de 2020. Na última segunda-feira (6) começou o período de novas matrículas, porém, dessa vez, o procedimento está sendo feito de forma on-line, ou seja, via internet, com o objetivo de facilitar a vida dos pais e responsáveis. Consequentemente, a novidade acabou com as enormes filas que se formavam na porta das escolas nesta época do ano.

A medida, como toda novidade que vem à tona, ainda está em processo de adaptação e aceitação dos responsáveis pelos estudantes da rede municipal de ensino. Por precaução, a Escola Viva alerta que os papais devem ter paciência na hora de acessar o site das matrículas, pois devido ao grande fluxo de acesso a ferramenta pode sofrer congestionamento, condição considerada normal em casos que os números de acessos simultâneos ultrapassam o limite esperado.

A manicure Alessandra Nascimento, moradora de Piabetá, que no ano passado teve que dormir na fila para efetuar a matrícula, esteve na Creche Municipal Patrícia da Silva Santos, em Piabetá, para entregar a documentação do seu filho mais novo e contou como conseguiu realizar a matrícula no site da Escola Viva.

“Para mim foi super fácil! Entrei no sistema, deu alguns erros, mas acredito que isso seja normal. Em seguida, entrei novamente e consegui fazer as inscrições dos meus dois filhos, tanto para a creche, quanto para a escola”, disse Alessandra, completando que também não teve dificuldades na hora de preencher os dados, pois seguiu as orientações dadas na página da Prefeitura.

Vindo do Parque Veneza, onde reside, a dona de casa Roberta Torres foi na E.M. Denise Malinosky, também em Piabetá, para concretizar a matrícula do seu filho, entregando a documentação exigida pela rede municipal. A mamãe revela que, por não saber acessar o computador, pediu ajuda para uma conhecida e, logo no segundo dia, conseguiu matricular o filho na rede.

“As funcionárias da escola já haviam me explicado que, por ter muita gente tentando ao mesmo tempo, haveria dificuldade mesmo. Por este motivo, ficamos tentando durante várias horas do dia até conseguirmos. Fiquei até surpresa em ter conseguido logo no outro dia, porque pensei que iria demorar mais por causa do grande número de acessos no site”, comenta Roberta, que confessou que preferia enfrentar as quilométricas filas, pois pensa nas pessoas que não possuem ou não sabem acessar a internet.

Partindo deste princípio, a Secretaria de Educação e Cultura reforça que está disponibilizando, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h, profissionais para atendimento presencial a fim de auxiliar quem tem dificuldade de acesso, além de disponibilizar um espaço para o responsável fazer a matrícula on-line da criança. Para isso, basta buscar a escola mais próxima. Foi assim que a autônoma, Andressa Gomes, conseguiu fazer a matrícula do seu filho para a creche.

Com o filho nos braços, a moradora do Parque dos Artistas levou a documentação de um dos mais novos estudantes da C.M. Patrícia da Silva Santos. “Quando acessei de casa, enfrentei dificuldades para carregar a página. Porém, fui em Magé, na sede da Secretaria de Educação e Cultura, e consegui rapidinho. Quando cheguei lá, pediram para eu esperar em uma sala e logo em seguida me direcionaram para um espaço com computador e internet. Acessei sozinha e consegui. Lá, foi bem rápido o acesso. Prefiro fazer on-line porque com as filas, acredito que teríamos muitos transtornos, como ficar em pé esperando durante muito tempo”, disse a mamãe.

 

Fotos: divulgação SECOM

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGÉ
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Equipe de Jornalismo a

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270