Mesquita sedia encontro de gestores culturais da Baixada Fluminense com representante do Estado

January 10, 2020

 

Atual secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros esteve na cidade para ouvir representantes da região e conversar sobre suas expectativas para a área



Mesquita sediou nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro, um momento de extrema importância para a cultura da Baixada Fluminense. Aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, no Centro da cidade, o primeiro encontro entre os membros do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense e a nova secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros. A agenda estava marcada para começar às 15h e o início foi dado com uma apresentação circense. Os artistas foram escolhidos a dedo: são os professores que atuarão na Escola Municipal de Artes Chatuba, cujas aulas começam neste mês, em Mesquita.



“É muito importante esse comprometimento do governo estadual com a nossa região. Danielle está há menos de 40 dias na função e, mesmo assim, já veio conversar conosco. Isso mostra que estão olhando para a região da Baixada com uma atenção especial. E, principalmente, que sabem que temos muito a oferecer no que diz respeito à Cultura”, frisa Kleber Rodrigues, subsecretário de Cultura de Mesquita.



No encontro, estavam presentes representantes de municípios como Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Japeri e Magé. A intenção foi promover uma interação entre os gestores municipais de cultura com a nova secretária estadual. Para isso, todos os presentes se apresentaram, informando seus cargos e suas experiências. Depois, Danielle passou alguns minutos falando sobre suas expectativas para a cultura em todo o Estado do Rio, incluindo a região da Baixada.



“Sabemos que existe uma expectativa por parte dos municípios e a gente quer se esforçar para atender. É possível replicar projetos bem-sucedidos das capitais em municípios do interior e, por exemplo, da Baixada Fluminense. É isso que estamos querendo buscar: priorizar o relacionamento com todos os 92 municípios do estado. É claro que se trata de um desafio difícil. Porém, extremamente possível”, garante Danielle.



Durante a conversa, a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro aproveitou para incentivar os gestores municipais da Baixada a dialogarem mais com seus prefeitos. Para ela, é importante mostrar aos chefes do executivo o quanto o desenvolvimento cultural pode favorecer outras áreas de uma cidade.



“A Cultura mexe com a emoção, com a alegria, com o prazer das pessoas. Mas também amplia as possibilidades de emprego e, com isso, gera renda para o município. Ou seja, a cultura, entre outros benefícios, contribui para o desenvolvimento econômico local”, justificou Danielle.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270